O projecto Um Dia Pela Vida foi lançado na Maia no dia 12 de Dezembro de 2009 e vai decorrer até 17 de Abril.
Para o lançamento foram enviados convites, directamente pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, a todas as entidades políticas, religiosas e recreativas. Foram também enviados convites pela comissão local aos amigos e familiares.
O evento decorreu no Cinema Venepor onde deu início à sessão a Drª Vera Lopes da LPCC que deu a palavra às coordenadores da região Norte, Drª Conceição Clavel e Drª Marina Valle que, por sua vez deram início à palestra médica.
Ouvimos em primeiro lugar a intervenção da Drª Helena Marques que falou da doença oncológica em saúde pública;
Seguiu-se o Dr. Fernando Castro cuja intervenção teve por tema o cancro da mama.
A palestra finalizou com o Dr. Rui Medeiros do Grupo de Oncologia Molecular do IPO a falar do cancro do colo do útero e da necessidade de vacinação das jovens como o único meio de o evitar.
Todos enfatizaram a necessidade do rastreio e da intervenção precoce como meio de cura e sobrevivência.
O coordenador local Dr. Jaime Gonçalves, apresentou o projecto e desafiou a assistência a formar equipas e a colaborar connosco neste trabalho que nos propusemos realizar ao longo dos próximos quatro meses.
O presidente da LPCC Dr. Vitor Veloso, procurou sensibilizar as pessoas para a problemática do cancro, tanto actualmente como no futuro e para a importância destes eventos para que a Liga continue o seu trabalho de rastreio, prevenção e investigação
Ouvimos com muito agrado a intervenção do Sr. Vereador da Câmara Municipal da Maia Dr.Nogueira da Costa, em representação do Exmo. Sr. Presidente da Câmara, Dr. Bragança Fernandes, que nos deu a certeza do apoio da edilidade em todos os eventos a realizar.
O encerramento foi feito com um pequeno apontamento musical a cargo do grupo de música brasileira “ Copo de Feijão” e da solista Ana Azevedo.
No exterior da sala foi servido a expensas da Câmara Municipal um agradável beberete.
O primeiro passo fora dado.
Olá Maia daqui Benavente
ResponderEliminarDesejo as maiores felicidades a tão nobre projecto.Acompanharei daqui todas as vossas iniciativas torcendo para que tudo corra bem!
Pelo que já vejo Maia já mexe!A ver pelas iniciativas!Que bom !
Beijinhos a todos Maienses (é assim que se diz?), vão ver que se sentirão recompensados e mais felizes por ajudar o mundo a girar melhor.
Qualquer coisa que precisem cá estou para ajudar.
Paula Tomé