terça-feira, 27 de abril de 2010
Festa Final Espectáculo e Vendas
Um Dia Pela Vida terminou na Maia no passado Sábado, dia 17 de Abril, tal como estava programado desde o seu início a 12 de Dezembro último.
Terminou com uma grande festa que teve início numa Arruada que partiu da Junta de Freguesia de Vermoim, onde durante estes quatro meses o projecto esteve sediado e se dirigiu para o Parque Central.
A abrir a Arruada ia a Fanfarra dos Bombeiros de Pedrouços seguida das entidades oficiais (Dr. Vitor Veloso, Presidente da LPCC, Drª. Conceição Clavel, Coordenadora Regional do Norte do Projecto UDPV, Dr. Jaime Gonçalves, Coordenador Local do Projecto, Drª Cristina Ferreira anterior coordenadora Nacional do projecto UDPV, Sr. Mário Jorge representante da Junta de Freguesia de Vermoim, D. Odete Fernandes elemento da Direcção da Liga PCC e a nossa atleta Aurora Cunha, todos segurando a faixa oficial do Um Dia Pela Vida na Maia.
Eram seguidos por uma grande faixa onde se lia “Não Vamos Parar Até Encontrar a Cura” que era transportada por um grupo de Vencedoras.
As senhoras do Movimento Vencer e Viver também se fizeram representar segurando a faixa oficial do movimento.
Atrás iam os elementos das equipas e público em geral que se juntou para transportar a nossa linda e muito longa “Passadeira da Solidariedade”. A fechar iam os Bombos de Santo Estêvão de Vila Chã do Marão.
A Arruada parou na Praça do Município em frente à Câmara Municipal onde foram lançadas pombas como símbolo de paz, amor e liberdade.
Seguiu-se então até à grande tenda, localizada no Parque Central, onde após alguns discursos das entidades se assistiu ao primeiro grande momento da festa: a volta dos vencedores. Todas as pessoas que lutaram ou estão a lutar contra o cancro, segurando a faixa “Nós Somos Vencedores” percorreram a pista da caminhada semprer ovacionados por todos os presentes que posteriormente se lhes juntaram simbolizando que na sua luta eles não estão sozinhos.
A festa prosseguiu com muita animação em palco, com as vendas e rifas de diversos produtos oferecidos pelas equipas e com o serviço de alimentação.
Durante todo o tempo e até ao encerramento da festa, a pista da caminhada nunca esteve deserta.
Às dez horas da noite, tivemos o segundo grande momento desta festa. A cerimónia das Luminárias.
Depois de colocados os “glow sticks” já acesos, dentro dos sacos que estavam sobre a mesa da caminhada uma sobrevivente falou e incentivou todos os sobreviventes a subirem ao palco que se encheu de pessoas que aceitaram mostrar-se.
Seguiu-se o testemunho, muito sentido, de outra sobrevivente que falou da sua luta e da forma como, com determinação e coragem, conseguiu vencer a doença.
Um declamador disse o poema Magnificat de Miguel Torga seguido do toque de silêncio após o qual se apagaram todas as luzes e se fez um minuto de silêncio por todas as vítimas desta doença.
Acenderam-se de novo as luzes e o nosso amigo Carlos Andrade, cantou o hino do Um Dia Pela Vida na Maia tendo a festa prosseguido com animação e alegria até à meia noite.
Terminou a festa com a volta de encerramento.Todas as pessoas presentes que assim o desejaram, entraram na pista da caminhada segurando ao alto, pela última vez, a nossa passadeira da solidariedade.
terça-feira, 20 de abril de 2010
Feirinha de Bolos e Petiscos
Feirinha de Doces e Petiscos
Dia 12 de Abril
Na Rua da Siderurgia Nacional em Silva Escura e promovida pela equipa "Odlo, A Garra Pela Vida", houve um interessante evento para angariação de fundos e divulgação do projecto "Um Dia Pela Vida Na Maia". Uma Feirinha com venda de doces e petiscos nas horas dos intervalos das empresas aí sediadas.
As pessoas acorreram para comprar os petiscos e doces que lhes serviram de almoço e lanche comprando também produtos da LPCC como camisolas, fitas, pins e luminárias.
Foi um evento muito interessante e bem sucedido que teve todo o apoio da empresa Odlo.
domingo, 18 de abril de 2010
Eventos do fim de semana de 9 a 11 de Abril
Corrida de Cavalos
Trote e galope
Hipódromo Municipal de Silva Escura
11 de Abril
Pudemos assistir a uma tarde que muito nos agradou e surpreendeu. Um sol quente tornou mais animada e colorida esta tarde em que a Liga Portuguesa Contra o cancro e o Dia Pela Vida foram constantemente referidos.
No final de cada prova eram chamados a entregar os troféus aos vencedores, um dos elementos da Comissão Local que se encontrava presente.
Os cavalos elegantes e nervosos foram os grandes protagonistas da tarde. Os cavaleiros com os seus trajes coloridos davam mais alegria ao cenário.
As provas de trote foram das mais interessantes da tarde pela técnica que é exigida aos cavaleiros para impedir os cavalos de andar a galope que seria o que eles naturalmente querem fazer.
Um belo evento que nos foi proporcionado pela equipa "Venham Mais Mil" em parceria com os organizadores das corridas.
Ecopaper
Há Vida No Parque
11 de Abril
A equipa formada por elementos da Comissão de pais da escola do primeiro ciclo de Ferronho, S. Pedro de Avioso realizou um evento cheio de vida e animação para pais e filhos. Um ecopaper no Parque da Cidade em Avioso.
Numa tarde solarenga e com o Parque cheio de gente que ali acorreu para gozar uma tarde de Domingo ao ar livre, a equipa, toda equipada com camisolas iguais e de cor bem garrida que os fazia sobressair na paisagem verde do Parque, montaram as suas barraquinhas, uma de vendas de bolos e bebidas outra com produtos da LPCC. Aí se realizavem também as inscrições para o ecopaper. Tudo decorreu na mais sã alegria e boa disposição sendo este, portanto, um evento muito interessante e bem conseguido.
Parabéns à equipa e o nosso muito obrigada em nome da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Música Pela Vida
Dia 10 de Abril
No dia 10 de Abril às 21h 30m, no Salão de audiências da Junta de Freguesia de Barca, fomos presenteados por um belo sarau musical, intitulado "Música Pela Vida" mais um evento promovido pela equipa " Unidos Pela Vida" para angariação de fundos e divulgação do projecto da Liga Portuguesa Contra o Cancro.Dia 10 de Abril
Ouvimos poesia sobre a Vida; homenageamos os que partiram levados pelo cancro numa pequena cerimónia em que se fez um minuto de silêncio; Ouvimos música variada tocada por jovens de Escolas de Música e a banda ConClave que pôs toda a assistência a vibrar.
No final brindou-se à vida com champanhe.
A Junta de Freguesia de Barca foi uma excelente colaboradora dando todo o apoio ao evento e ainda premiando a equipa com um donativo para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.No final brindou-se à vida com champanhe.
No final do espectáculo ainda fomos surpreendidos por um belorepasto para o qual foram convidados todos os espectadores.
Parabéns Barca! Parabéns à equipa "Unidos Pela Vida"!
segunda-feira, 12 de abril de 2010
A Arte Contra O Cancro
Este foi um fim de semana rico em eventos muito variados e bem organizados que atingiram os objectivos do projecto UM DIA PELA VIDA.
Logo na sexta-feira tivemos um evento de que muito nos orgulhamos pela beleza e arte.
A Arte Contra o Cancro, um evento promovido pela equipa "Venham Mais Mil" apareceu aos olhos dos que se deslocaram ao Forum Jovem para assistir à sua inauguração, como um dos mais bonitos e requintados eventos desta nossa caminhada pela vida. O bom gosto da Drª Cristina Fonseca associado à experiência e espírito artístico do pessoal do Forum Jovem, na pessoa do nosso amigo Carlos Frazão que, mais uma vez foi incansável na ajuda prestada, deram ao espaço uma beleza que muito atrai os olhares de quem o visita.
Os artistas presentes, com obras de diferentes estilos e técnicas, (pintura a óleo, acrílico, mista, escultura, azulejo, fotografia...) são, na sua maioria, já conhecidos pelas várias exposições em que participaram.
A mais jovem artista representada, Joana Gil, tem apenas 9 anos de idade.
Um Dia Pela Vida agradece à Câmara Municipal pela cedência das instalações; ao Sr. Vereador da Juventude Dr. Hernani Ribeiro que se disponibilizou para estar presente na sessão de abertura; ao Forum Jovem; aos pintores que tão gentilmente cederam as suas obras para contribuir para esta causa; a todos os que, directa ou indirectamente, trabalharam para realizar este evento.
Uma exposição a não perder.
Um Dia Pela Vida agradece à Câmara Municipal pela cedência das instalações; ao Sr. Vereador da Juventude Dr. Hernani Ribeiro que se disponibilizou para estar presente na sessão de abertura; ao Forum Jovem; aos pintores que tão gentilmente cederam as suas obras para contribuir para esta causa; a todos os que, directa ou indirectamente, trabalharam para realizar este evento.
Caminhada em Vale Coronado
Missão cumprida!
Foram 108! os caminheiros que invadiram o Vale do Coronado no passado dia 10 de Abril de 2010.
No âmbito do movimento “Um dia pela vida Maia”, a equipa “Pé Ligeiro” organizou uma caminhada no mencionado vale. Cada participante (os>15A.) colaborou com €5,00 e muitos adquiriram também t-shirt, boné ou pin do UDPV.
Ao longo dos 9,5 km que percorremos houve tempo para ouvir o Prof. António Maia que nos fez uma breve apresentação do Vale que estávamos prestes a visitar, para visitar uma oficina de arte sacra, e para interagir com os burros do Vale, “Lola” e “Spud” que proporcionaram uns belos passeios a miúdos e graúdos! Fomos também alertados pelo nosso guia, Vítor Sá, membro da APVC - Associação para a Protecção do Vale do Coronado, para o facto de que toda aquela imensidão verde está ameaçada pela construção de uma plataforma logística. Perder-se-ão, assim, cerca de 150 hectares de reserva agrícola em troca de uns km de betão…um atentado à tão nossa Natureza!
Um dia de convívio, encontros e reencontros. Fizeram-se novas amizades, fortaleceram-se outras… Bem Hajam todos os participantes, bem como os que não puderam estar presentes mas fizeram questão de contribuir, e em especial os contemplados com as picadas de abelha e a nossa Anita que sofreu um entorse.
Agradecemos à APVC, na pessoa do Vítor Sá, que desde o primeiro contacto se disponibilizou e colaborou connosco; ao grupo de pedestrianismo “Os Carolas” que participou em massa; e ao Engº. António Anes de Azevedo, membro da comissão local do UDPV Maia por nos ter acompanhado.
Venham mais “causas”, iremos, de Pé Ligeiro, abraçá-las!
P’la equipa,
Cristina Moreira
Foram 108! os caminheiros que invadiram o Vale do Coronado no passado dia 10 de Abril de 2010.
No âmbito do movimento “Um dia pela vida Maia”, a equipa “Pé Ligeiro” organizou uma caminhada no mencionado vale. Cada participante (os>15A.) colaborou com €5,00 e muitos adquiriram também t-shirt, boné ou pin do UDPV.
Ao longo dos 9,5 km que percorremos houve tempo para ouvir o Prof. António Maia que nos fez uma breve apresentação do Vale que estávamos prestes a visitar, para visitar uma oficina de arte sacra, e para interagir com os burros do Vale, “Lola” e “Spud” que proporcionaram uns belos passeios a miúdos e graúdos! Fomos também alertados pelo nosso guia, Vítor Sá, membro da APVC - Associação para a Protecção do Vale do Coronado, para o facto de que toda aquela imensidão verde está ameaçada pela construção de uma plataforma logística. Perder-se-ão, assim, cerca de 150 hectares de reserva agrícola em troca de uns km de betão…um atentado à tão nossa Natureza!
Um dia de convívio, encontros e reencontros. Fizeram-se novas amizades, fortaleceram-se outras… Bem Hajam todos os participantes, bem como os que não puderam estar presentes mas fizeram questão de contribuir, e em especial os contemplados com as picadas de abelha e a nossa Anita que sofreu um entorse.
Agradecemos à APVC, na pessoa do Vítor Sá, que desde o primeiro contacto se disponibilizou e colaborou connosco; ao grupo de pedestrianismo “Os Carolas” que participou em massa; e ao Engº. António Anes de Azevedo, membro da comissão local do UDPV Maia por nos ter acompanhado.
Venham mais “causas”, iremos, de Pé Ligeiro, abraçá-las!
P’la equipa,
Cristina Moreira
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Passeio a Arouca e Pedras Parideiras
Decorreu hoje com muito boa disposição e alegria o passeio a Arouca promovido pela equipa "Caminha da Vida" no âmbito do projecto Um Dia Pela Vida.
A viagem decorreu calma e sem sobressaltos até ao Parque de Campismo de ... onde paramos e saímos da camioneta para fazer a pé o percurso até ao miradouro da Frecha da Mizarela. Disseram que era uma pequena caminhada e que era sempre a descer. Puro engano. Caminhamos sempre a subir durante 2,5km. Alguns ainda continuaram tendo calcorreado no total 5km. Apanharam depois a camioneta e fomos até à aldeia da Castanheira para ver as pedras Parideiras um fenómeno geológico muito raro no mundo e único em Portugal.
Dali fomos almoçar no restaurante do parque de campismo. Boa comida e por um preço muito especial por se tratar de um evento de angariação de fundos para a LPCC.
A paragem seguinte foi em Arouca com visita ao Mosteiro e à vila.
No regresso a organizadora fez um sorteio muito divertido. Colocou bilhetes dentro de balões. As pessoas enchiam os balões, amarravam-nos e depois sentavam-se em cima. Ao estourarem soltavam o papelinho que estava dentro e assim se descobriu os vencedores do concurso. Foi hilariante!
Foi pena termos enchido só metade da lotação da camioneta mas valeu a pena mesmo assim.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Próximos eventos
Dia 9 de Abril
ENCONTRO CULTURAL
Promovido pela equipa "Maia Move Prá Esperança"
Auditório da Igreja Nossa Senhora da Maia 21h 30m
***************
CHÁ COM PASSAGEM DE MODELOS
Promovido pela equipa " Grupo da Amizade" teremos um Chá com passagem de modelos no Instituto Cultural da Maia, mais um evento realizado por esta equipa no âmbito do projecto Um Dia Pela Vida.
**********************************
FESTA DA GARAGEM
Mais um evento promovido pelas equipas "Os Lutadores", "Viva La Vita" e "Arco Íris"
Uma noite para recordar velhos tempos que vai concerteza agradar a todos que nela participem.
Vamos lá dar um pézinho de dança!
***********
Concerto Musical
no auditório da Junta de freguesia de Milheirós 21h
Um belo espetáculo para todos promovido pelas equipas "Os Gofinhos".
Não falte!!!
Não falte!!!
********************
Dia 13 de Abril
A equipa RENASCER promove um momento de Reflexão e Oração no dia 13 de Abril às 21:30 na Igreja de Nossa Senhora da Maia.
Subscrever:
Mensagens (Atom)