terça-feira, 27 de abril de 2010

Festa Final Espectáculo e Vendas


Um Dia Pela Vida terminou na Maia no passado Sábado, dia 17 de Abril, tal como estava programado desde o seu início a 12 de Dezembro último.
Terminou com uma grande festa que teve início numa Arruada que partiu da Junta de Freguesia de Vermoim, onde durante estes quatro meses o projecto esteve sediado e se dirigiu para o Parque Central.
A abrir a Arruada ia a Fanfarra dos Bombeiros de Pedrouços seguida das entidades oficiais (Dr. Vitor Veloso, Presidente da LPCC, Drª. Conceição Clavel, Coordenadora Regional do Norte do Projecto UDPV, Dr. Jaime Gonçalves, Coordenador Local do Projecto, Drª Cristina Ferreira anterior coordenadora Nacional do projecto UDPV, Sr. Mário Jorge representante da Junta de Freguesia de Vermoim, D. Odete Fernandes elemento da Direcção da Liga PCC e a nossa atleta Aurora Cunha, todos segurando a faixa oficial do Um Dia Pela Vida na Maia.
Eram seguidos por uma grande faixa onde se lia “Não Vamos Parar Até Encontrar a Cura” que era transportada por um grupo de Vencedoras.
As senhoras do Movimento Vencer e Viver também se fizeram representar segurando a faixa oficial do movimento.
Atrás iam os elementos das equipas e público em geral que se juntou para transportar a nossa linda e muito longa “Passadeira da Solidariedade”. A fechar iam os Bombos de Santo Estêvão de Vila Chã do Marão.
A Arruada parou na Praça do Município em frente à Câmara Municipal onde foram lançadas pombas como símbolo de paz, amor e liberdade.
Seguiu-se então até à grande tenda, localizada no Parque Central, onde após alguns discursos das entidades se assistiu ao primeiro grande momento da festa: a volta dos vencedores. Todas as pessoas que lutaram ou estão a lutar contra o cancro, segurando a faixa “Nós Somos Vencedores” percorreram a pista da caminhada semprer ovacionados por todos os presentes que posteriormente se lhes juntaram simbolizando que na sua luta eles não estão sozinhos.
A festa prosseguiu com muita animação em palco, com as vendas e rifas de diversos produtos oferecidos pelas equipas e com o serviço de alimentação.
Durante todo o tempo e até ao encerramento da festa, a pista da caminhada nunca esteve deserta.
Às dez horas da noite, tivemos o segundo grande momento desta festa. A cerimónia das Luminárias.
Depois de colocados os “glow sticks” já acesos, dentro dos sacos que estavam sobre a mesa da caminhada uma sobrevivente falou e incentivou todos os sobreviventes a subirem ao palco que se encheu de pessoas que aceitaram mostrar-se.
Seguiu-se o testemunho, muito sentido, de outra sobrevivente que falou da sua luta e da forma como, com determinação e coragem, conseguiu vencer a doença.
Um declamador disse o poema Magnificat de Miguel Torga seguido do toque de silêncio após o qual se apagaram todas as luzes e se fez um minuto de silêncio por todas as vítimas desta doença.
Acenderam-se de novo as luzes e o nosso amigo Carlos Andrade, cantou o hino do Um Dia Pela Vida na Maia tendo a festa prosseguido com animação e alegria até à meia noite.
Terminou a festa com a volta de encerramento.Todas as pessoas presentes que assim o desejaram, entraram na pista da caminhada segurando ao alto, pela última vez, a nossa passadeira da solidariedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário