segunda-feira, 22 de março de 2010

Eventos do fim-de-semana de 26 a 28 de Março

PALESTRA MÉDICA
ISMAI, 26 de Março  de 2010, 21H

Realizou-se com uma assistência bastante numerosa e interessada a palestra médica que nos foi proporcionada por três excelentes médicos especialistas: Dr. Silva Ferreira, Dr. Fernando Campilho e Drª Marília Morais

Os temas: "Prevenção e Diagnóstico Precoce do Cancro"  "Dádiva de Medula Óssea ou Sangue do Cordão Umbilical" e "Solidariedade e Cidadania - Dádiva de Sangue" foram tratados de um modo que elucidou perfeitamente as pessoas presentes sem as cansar e mantendo-as permanentemente interessadas.
Penso que se aprendeu muito nesta excelente palestra.
Alguns fantasmas ou medos em relação à dádiva de medula óssea foram concerteza afastados uma vez que se ficou a saber que o processo actual nada tem a ver com o antigo, bastante mais assustador e traumatizante. A maneira como o tratamento do cancro tem evoluído e como é diferente de pessoa para pessoa e de cancro para cancro. A importância de se fazerem os rastreios periódicos para se apanhar as lesões na sua forma mais inicial e daí mais facilmente curável, foram os pontos principais a reter.
Foram muitas as informações e cada pessoa poderá ter retido melhor partes diferentes da palestra de acordo com o seu interesse particular. A certeza porém é que todos aprenderam muito e ficaram mais alertados para o que se faz ou pode vir a fazer num futuro mais ou menos próximo.

Daqui enviamos o nosso mais profundo agradecimento aos três ilustres médicos, às equipas que os convidaram e ao ISMAI que nos cedeu as suas excelentes instalações.
                       
**************************************************************************

CAMINHADA DA PRIMAVERA
27 de Março, Santo Tirso, 9H



A caminhada da Primavera teve poucos elementos da Maia.  A distância até Santo Tirso e o percurso bastante longo desmotivaram muitas pessoas mas, quem participou achou que valeu a pena pela beleza das paisagens e pelo convívio salutar, apesar do esforço necessário em algumas ladeiras mais íngremes.
Não havia um valor estipulado para as inscrições e as pessoas que quiseram limitaram-se a comprar artigos da Liga PCC oferecendo valores acima do seu custo.
 ********************************************************************************

 PALESTRA PELOS INVESTIGADORES BOLSEIROS DA LPCC 
27 de Março, Forum Jovem da Maia, 15:30m


A palestra médica pelos investigadores não teve, infelizmente, a assistência que merecia.
Foi um evento muito bem organizado pelos elementos da equipa RH+ -Rumo ao Horizonte Positivo.
O Dr. Hugo Sousa, ex-bolseiro da LPCC falou de toda a actividade da Liga e da importância do apoio que esta dá à investigação através de bolsas de estudo que permitem a muitos jovens investigadores prosseguir os seus estudos nessa área não se perdendo assim muitos e bons investigadores.
A Drª Virgínia Cunha apresentou-nos o seu trabalho sobre o cancro da próstata e a Drª Mónica Gomes o seu trabalho sobre o cancro do pulmão.
O Dr. Rui Medeiros, chefe do grupo de investigação molecular do IPO, que se encontrava presente falou também para elucidar algumas questões e acrescentar alguns pontos ao que fora dito.
No intervalo havia na sala de exposições um bem organizado serviço de bolos e sumos após o qual
houve um momento musical com o Quinteto Vivace.

A peça de teatro denominada "Pinoqueopatia" que estava anunciada, foi cancelada por motivos alheios à organização.

*********************************************************************************

 FUTEBOL EM MILHEIRÓS
27 de Março - Estádio Inter de Milheirós 16H


A equipa "Os Golfinhos " realizou mais um evento. Desta vez um jogo de futebol entre jovens amadores da Freguesia de Milheirós. Infelizmente as pessoas aderiram pouco pelo que não tiveram um grande número de espectadores mas quem esteve presente não deu o tempo por mal empregue. Divertiram-se e passaram uma tarde saudável e de agradável convívio.
Para todos os que mais uma vez ajudaram esta causa de UM DIA PELA VIDA o nosso muito obrigada em nome da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

***********************************************************************************

                                           MARCHA - CAMINHADA                                                
28 de Março, Freguesia de Barca, 9:30m

Foi reconfortante passar pelas ruas da Freguesia de Barca com tanta gente que se quis associar ao evento onde não faltaram a bonomia, boa disposição e vontade de caminhar. Foram sete os quilómetros calcorreados por ruas e vielas ladeadas quer de belas habitações, quer de muros, revestidos de vegertação espontânea denunciando o peso dos anos, ou ainda vias asfaltadas que permitiram a "volta" à freguesia.


A caminhada inscreveu-se no projecto de divulgação da mensagem de esperança no combate ao cancro UM DIA PELA VIDA a chegar ao seu termo no próximo dia 17 de Abril no Parque Central da Maia.

Parabéns aos organizadores e responsáveis da equipa Domingos Oliveira e Joaquim Basto, incansáveis no bom encaminhamento das pessoas onde não faltou o apoio logístico atempado para evtar desidratações entre o grande número de caminhantes.
O reponsável local, Jaime Gonçalves, também os acompanhou tendo proferido algumas palavras de apoio, agradecimento e incitamento à luta contra o Cancro.
Finalizou junto à igreja Matriz onde havia sido o seu início.
Gratidão solidária do responsável local
Jaime Gonçalves

                               
********************************************************************************

UM DIA NO MINHO
28 de Março, 13H em PONTE DE LIMA

Devido a não ter podido estar presente, deste evento também aguardo informações e fotos que publicarei a seu tempo.                                                  
*********************************************************************************
 CHÁ NA QUINTA DO GERALDINO
Dia 28 de Março às 16H

Foi em ambiente recatado de quinta solarenga, ajardinada e bem cuidada - Quinta do Geraldino - que teve lugar o encontro de amigos imbuidos do espírito de solidariedade, em franca e amena confraternização. Reviram-se velhas amizades, partilharam-se dos mesmos bolinhos e saboreou-se o chá requintadamente servido.

Mesas postas a preceito e com decoração agradável de apreciar, música ambiente e mais tarde bem cantada por quem sabia e podia, transformou aquela tarde primaveril num momento de partilha de emoções, da amizade à solidariedade pela causa/razão do nosso deslocamento a esse lugar paradisíaco.
A "capitã" SISSI, carinhosamente assim tratada, não regateou esforços para que mais esta actividade de UM DIA PELA VIDA pudesse ficar bem gravada nos corações de todos os presentes, que eram em número significativo.
Algumas palavras de circunstância proferidas pelo responsável local, Jaime Gonçalves, assinalaram o significado deste encontro de tão simpáticas presenças bem como o sublinhado de tão altruista como louvável gesto humanitário.

Foi gostoso viver este momento no espaço campestre tão idílico e ao mesmo tempo tão próximo do bulício urbano.
Saudações amigas à organização deste tão delicioso chá.
Texto de Jaime Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário